Os dentes do siso ou terceiros molares, conhecidos como dentes do juízo, nascem por volta dos dezoito e vinte e um anos de idade. Por este motivo particular, eles são popularmente assim conhecidos.
É possível detectar aspectos psicológicos através do exame bucal com ênfase na Biocibernética bucal, ou seja, consegue-se saber como a pessoa foi educada e qual seu modelo cultural simplesmente examinando a arcada dentaria.
O desvio ou quebra do programa biológico da biocibernética como o parto natural e amamentação poderá trazer sérias consequências na funcionalidade e desenvolvimento biológico do ser. Em consequência, este indivíduo estaria sofrendo uma espécie de pane, podendo se tornar patológico e, portanto, precisará ser reprogramado para voltar a ser biológico. Trabalha-se com a aparatologia em biocirbérnetica bucal para que seja devolvido ao indivíduo seu estado funcional e biológico, através de uma desprogramação e reprogramação funcional.
No parto natural é o bebê que define o momento de nascer, estabelecendo assim a relação de seu ritmo na vida, no cesariano, a criança nasce com uma imaturidade pulmonar, levando a futuros problemas respiratórios. O trabalho de parto é que indica que o bebê está pronto para nascer, fora isso ele não estará completamente formado.
A Biocibernética bucal foi desenvolvida por dois dentistas paulistas Mário Baldani e Denisar Figueira há aproximadamente 47 anos, em 1970. Eles descobriram que determinadas disfunções orgânicas existentes no indivíduo desapareciam quando outras disfunções bucais presentes como: cáries, tratamentos endodônticos, problemas periodontais, entre outros, eram tratados, estabelecendo assim, as relações entre os dentes e órgãos ou sistemas do corpo, como também traços da personalidade.
A amamentação se define como a primeira nutrição, é um período importante, quando todos os investimentos para assegurar uma nutrição adequada são decisivos na vida de todo indivíduo, tendo em vista que os 70% dos problemas de saúde surgem a partir desse momento.